terça-feira, 22 de junho de 2010

YOGASCITTA VRTTI NIRODHAH

Yogas = Yoga; citta = da substância mental; Vritti = alterações; nirodhah = contentação
(Livro I/Sutras de Patanjali)




Nós gostamos de paz interior e nos sentimos satisfeitos quando a vida flui sem problemas, temos um bom relacionamento, saúde, um bom emprego. Geralmente estamos paz quando não há nada para se preocupar, sem tensão e não há pressa.
O nosso cotidiano não é sempre assim. Há sempre algo que causa preocupação, tensão ou medo, e que não nos deixa sentir paz e calma. No entanto, podemos desfrutar de paz, independentemente das nossas circunstâncias exteriores. Paz de espírito é um estado interior, independe de condições externas.
A paz interior está ao alcance de todos. Independe de riqueza ou pobreza, saúde ou doença, a liberdade física ou falta dela. Todo mundo possui o potencial para apreciá-la aqui e agora.
Pensamentos surgem em nossa mente e nós ficamos refletindo sobre eles. Podemos optar por ignorá-los e experimentar a verdadeira liberdade interior, ou podemos regá-los, alimentá-los com o poder da nossa atenção e fazê-los crescer e desenvolver.
Quando você tiver que pensar, escolha apenas o positivo, pensamentos felizes e edificantes. Pense e imagine só o que você verdadeiramente deseja e que poderá acontecer. Lembre-se sempre que a vida é moldada de acordo com seus pensamentos. Quando estamos em silêncio, a felicidade está dentro e fora da gente. É um grande trunfo conseguir silenciar a mente quando não precisamos dela.
Tente acalmar a mente quando você se sentir agitado. Mentalmente, afaste-se e observe a própria mente, como se estivesse olhando para a mente de outra pessoa. Isso ajuda a acalmar e relaxar. Tente observar seus pensamentos durante o dia, como se não fossem seus. Sem se deixar levar por eles. Ter consciência de que está observando os próprios pensamentos, desenvolver o poder de concentração, todas essas atitudes tranquilizam a mente e trazem serenidade.
É necessário relembrar sempre de observar sua mente, já que ela própria o fará esquecer isso. Mas não sucumba, não se renda e você terá sucesso. Quanto mais se pratica isso, mais você terá esse controle. Não é fácil e leva um tempo, mas esse esforço é muito válido.
Quando os pensamentos cessam, você ainda existe. Não há vácuo. Quando o vazio de pensamentos não é alcançado, você começa a sentir a sua existência, o seu ser. Esse vazio é preenchido com algo grande, maravilhoso, divino, poderoso. Você começa a viver em paz e consegue navegar nas águas de uma mente calma.
Se você conseguir controlar a sua mente, você consegue controlar tudo; nada poderá aprisioná-lo.
“Mana Eva manushyanam Karanam bandha mokhayoho.”

OM SHANTI SHANTI SHANTI
Isabella

Nenhum comentário:

Postar um comentário