quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Feliz Sankranti

SOBRE O SANKRANTI




Hoje, 14/01,  é Makar Sankranti, também conhecido como Sankranti , um dos dias altamente auspiciosos no calendário hindu. O dia é dedicado à adoração do Senhor Surya (Deus do Sol).

 Makar Sankranti é o dia quando o sol entra no zodíaco
Capricórnio ou Makara. É o dia que comemoramos a mudança do eixo do Sol e que ele se move em direção ao Trópico de Câncer. O Trópico de câncer é um daqueles que representa a maternidade, a maternidade da terra.

"O significado de Makar Sankranti é "Sankraman", isto é, o dia que traz alguma mudança".

"Sankranti signfica o poder do Sol. O poder do Sol significa a auto-confiança. O sol nos dá calor e luz. Mas, depende de nós se somos queimados pelo sol ou se ganhamos auto-confiança da luz do sol e nos tornamos radiantes".

"O Sol está no Agnya Chakra. Neste dia nós temos que limpar nosso Agnya Chakra. Vocês devem perdoar os outros".

"O calor do Sol representa o calor do amor Divino. Esta é a razão pela qual nós comemoramos este festival dando a vocês algum tipo de doce feito de sementes de sésamo. As sementes de sésamo são dadas porque elas também são doadoras de calor e elas preparam vocês para o aquecimento do Sol à medida que nós estamos indo de uma era de frio para uma era de calor."

"Gudd gudd gunaaa" significa que você deve falar de maneira doce.

"Falar de maneira doce é muito importante. Algumas pessoas acham que é esperteza falar de maneira rude que é muito inteligente gritar com as pessoas, mas ninguém gosta deste tipo de personalidade. Você pode ser inteligente, você pode ser muito astuto ou esperto. Talvez, na televisão as pessoas possam gostar de ver você, mas, não como companheiros, como amigos. Falar de forma muito doce é um sinal de boa educação, boa cultura e temor por Deus. Aqueles que temem a Deus nunca falarão rudemente com outra pessoa porque na outra pessoa também o mesmo espírito está brilhando, e por que devemos ser severos e rudes com outra pessoa que é uma criatura de Deus como nós somos?"
(S.S.Shri Mataji Nirmala Devi, trechos do Sankranti Puja, India, 14/1/1987)

Nenhum comentário:

Postar um comentário